sexta-feira, 20 de maio de 2011

O QUE É SER UM RADIOAMADOR DE VERDADE?

Não é apenas ter a licença é mais que isso - é como você se sente em relação ao Rádio e como você lida com esses sentimentos. Conseguir a licença não é o fim do caminho. Para um Radioamador de verdade é apenas o inicio da aventura. Leia mais Aqui

Fonte: DX Brasil - DX & Contest

Campo Grande presente na Rede Nacional de Emergência de Radioamadores


O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. designou o integrante da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal de Campo Grande (Condec), Sebastião Octávio Rayol a representante estadual e municipal da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. Com a nomeação, a partir de agora, uma das primeiras ações será a criação da Liga Municipal de Radioamadores de Campo Grande. Atualmente, a capital reúne mais de 180 radioamadores cadastrados.

A atuação de Sebastião Rayol junto à Rede Nacional de Radioamadores está prevista para até 2013, período em que ele pretende realizar o levantamento de dados dos radioamadores do Estado e incentivar palestras e encontros para discutir as ações do radioamadorismo.

Na Defesa Civil, o radioamadorismo tem atuado de forma decisiva para oferecer respostas imediatas às ações de ajuda humanitária, prevenção e atendimento a desastres. “A responsabilidade é grande e fico satisfeito pelo reconhecimento ao trabalho do radioamadorismo. Na verdade, ganhamos todos nós cidadãos”, disse Rayol referindo-se à indicação de sua representação na Rede Nacional de Emergência. (Rener).

A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener) foi criada por portaria ministerial em outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública. O radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.

Dados da Rede Nacional, países como Estados Unidos, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina apontam que as Redes de Emergência de Radioamadores, integradas com as autoridades competentes contribuem nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações entre outras ações.

De acordo com a Rede Nacional de Emergência, o Ministério da Integração Nacional ao criar a Rener e inserir a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) como coordenadora da operação conjunta com a Defesa Civil e radioamadores reconhece, oficialmente, o valor do Radioamadorismo e dos radioamadores brasileiros.